Warning: Declaration of SLB_Lightbox::_options() should be compatible with SLB_Base::_options($options_config = NULL) in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/controller.php on line 225

Warning: Declaration of SLB_Themes::_options() should be compatible with SLB_Base::_options($options_config = NULL) in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/includes/class.themes.php on line 36
Rede de inovação aberta do MCTIC estimula empresariado a pensar na tecnologia como negócio - Rede EMOH - SIBRATEC Rede EMOH – SIBRATEC
Warning: Declaration of SLB_Content_Handlers::get() should be compatible with SLB_Base_Collection::get($args = NULL) in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/includes/class.content_handlers.php on line 97
A- A+
Postado por em 10.10.2016 às 15:22 0

Plataforma iTec foi apresentada pela Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação nesta quinta-feira (29), em Brasília (DF). Para empresários, ferramenta é ponto de convergência entre academia, governo e iniciativa privada.

Jorge Mario Campagnolo, da Setec, apresentou a plataforma no Senai, em Brasília. Crédito: Ascom/MCTI

O roadshow para apresentar a Plataforma iTec, realizado nesta quinta-feira (29) no Senai de Taguatinga pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), empolgou o empresário Manoel Adorno, que tem 30 anos de experiência na área de construção industrializada e modulares. “Muito importante a plataforma. É um ponto de convergência entre a academia, a iniciativa privada e o governo. Essa sinergia vai fazer atingirmos o desenvolvimento”.

Assim como Manoel, outros também ficaram entusiasmados com a palestra do coordenador-geral de Serviços Tecnológicos da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Jorge Mario Campagnolo. Segundo ele, a Plataforma iTec tem o objetivo de apoiar a pesquisa científica e sensibilizar o meio empresarial. “Não se tata de um repositório. A Plataforma iTec é dinâmica”, frisou Campagnolo.

O consultor Eduardo Tomo, da empresa responsável pelo suporte técnico da plataforma, respondeu às dúvidas sobre o sigilo das soluções apresentadas pelos cadastrados, a possibilidade de contato com as empresas por meio virtual e como a Plataforma iTec poderia ajudar na confecção de protótipos diante de soluções dadas. “O mundo funciona em rede e é colaborativo”, disse Tomo, demonstrando a funcionalidade da ferramenta que está no segundo ciclo.

Segundo ele, pesquisa e desenvolvimento evoluíram para pensar no negócio como um todo, e uma das maiores interrogações do setor é como montar um modelo de rede colaborativa, que gere valor estratégico para o negócio. As maiores dificuldades para concretizar esse processo de interação no mercado, tendo como foco o desenvolvimento tecnológico, são a assimetria de linguagem e expectativas, o desconhecimento de demandas do mercado por soluções tecnológicas, e a falta de informação sobre potenciais parceiros para inovação e de confiança.

A falta de confiança, aliás, dominou o debate sobre a necessidade de certificação no sentido de eliminar esse obstáculo considerado pelos empresários tão comum no mercado brasileiro. Para o consultor, no Vale do Silício, nos Estados Unidos, esse problema não existe, o que faz as negociações fluírem. Outra forma apresentada pela Plataforma iTec para facilitar a comunicação na rede de inovação aberta, como Eduardo Tomo define, existem guias mostrando todos os passos para quem oferece uma solução desde a elaboração do documento, que deve ser claro, conciso e com declaração convincente até como escolher o tema.

Quanto aos avanços proporcionados pela Plataforma iTec, a coordenadora de Tecnologia da Inovação do Senai, Alessandra Machado, revelou a inauguração do laboratório aberto em março de 2017 – “mecanismo para dar o combustível diante das parcerias geradas pela Plataforma iTec. Essa iniciativa possibilita a confecção de protótipos idealizados a partir de soluções elaboradas pelos cadastrados na rede de inovação aberta.”

No dia 10 de novembro, em Belo Horizonte (MG), os usuários, que são empresas, pequenas, médias e grandes, incubadas, startups, parques tecnológicos, instituições científicas e tecnológicas (ICTs), universidades e institutos de pesquisa se encontrarão fora do espaço virtual para fortalecer as negociações.

Fonte: MCTI

Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/themes/emoh/functions.php on line 430