Warning: Declaration of SLB_Lightbox::_options() should be compatible with SLB_Base::_options($options_config = NULL) in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/controller.php on line 225

Warning: Declaration of SLB_Themes::_options() should be compatible with SLB_Base::_options($options_config = NULL) in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/includes/class.themes.php on line 36
Evolução no tratamento de câncer com uso de luz - Rede EMOH - SIBRATEC Rede EMOH – SIBRATEC
Warning: Declaration of SLB_Content_Handlers::get() should be compatible with SLB_Base_Collection::get($args = NULL) in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/plugins/simple-lightbox/includes/class.content_handlers.php on line 97
A- A+
Postado por em 02.08.2016 às 17:30 0
Evolução no tratamento de câncer com uso de luz

Em Curitiba (PR), um paciente diagnosticado com câncer de pele não melanoma (carcinoma basocelular) e trombocitopenia idiopática foi tratado – com sucesso – após receber a aplicação de Terapia Fotodinâmica (TFD), uma técnica utilizada para combater micro-organismos, através do uso de luz, associado ao oxigênio e a uma substância fotossensibilizadora (que se excita ao receber iluminação, em determinada intensidade).

Evolução no tratamento de câncer com uso de luz

Evolução no tratamento de câncer com uso de luz

O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele não melanoma mais frequente em nosso país, sendo o menos agressivo. Esse carcinoma geralmente acomete pessoas que têm mais de quarenta anos e que se expuseram bastante ao sol, sem a proteção adequada. Na maior parte dos casos, o carcinoma surge no nariz, na orelha e em outras partes da face, que geralmente são as áreas corpóreas mais expostas à luz solar.

Já a trombocitopenia idiopática é uma doença que provoca a diminuição de plaquetas no sangue. Essas plaquetas – ou trombócitos – são fundamentais para a regulação da coagulação sanguínea. O paciente citado acima tinha uma quantidade menor de trombócitos, o que causava excesso de sangue no carcinoma que havia surgido no lado direito de seu nariz. Pelo fato do organismo desse paciente não conseguir estancar o sangue corretamente, a cirurgia necessária para tratar seu câncer se tornou inviável, já que, durante o procedimento cirúrgico, uma má coagulação sanguínea poderia causar uma hemorragia, ou seja, a perda excessiva de sangue.

Diante dessa situação, a Dra. Margarete Furusho, da Fundação Pró-Hansen (Curitiba), testou a Terapia Fotodinâmica no paciente, tendo obtido resultado positivo no tratamento. Para isso, a Dra. Margarete aplicou um pró-fármaco, no carcinoma do indivíduo. Durante três horas, o medicamento penetrou nas células cancerígenas, estimulando o organismo a produzir uma substância chamada Protoporfirina IX que, ao ter sido estimulada por um LED, oxidou as células doentes do paciente, tratando-lhe.

O equipamento que contém o LED foi adquirido através da empresa MMOptics. O pró-fármaco, cujo processo de aprovação pela ANVISA está em andamento, foi desenvolvido pela PDTPharma, em parceria com pesquisadores do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), que também elaboraram e desenvolveram o equipamento com LED. Tanto o desenvolvimento do aparelho como do pró-fármaco receberam investimentos do Banco Nacional do Desenvolvimento – BNDES e da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP.

Os pesquisadores do Grupo de Óptica, Ana Paula Silva, Kate Blanco e Natalia Inada, juntamente com o Prof. Dr. Vanderlei Bagnato (IFSC/USP), já treinaram dermatologistas em cerca de cem centros – incluindo doze países da América Latina, como, por exemplo, Equador, Chile e Colômbia -, com o intuito de tornar a aplicação da TFD com o pró-fármaco um procedimento regular em hospitais. “A equipe da USP ia até as clínicas e treinava os médicos que, depois, testavam o equipamento e o medicamento. Em seguida, os médicos nos enviavam relatórios, descrevendo as aplicações”, explica Kate Blanco.

Mais de 1500 pacientes receberam esse tratamento. Os centros hospitalares que passaram pelo treinamento fazem parte do Programa TFD Brasil, criado a partir do Centro de Pesquisa em Óptica e Fotônica (CEPOF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (CEPID’s/FAPESP).

Segundo a pesquisadora Ana Paula da Silva, o protocolo do treinamento do Programa compreendia apenas indivíduos que tinham esse tipo de câncer. Portanto, o caso do paciente relatado acima, que tinha trombocitopenia idiopática, não fazia parte do protocolo de testes, embora tenha rendido resultados animadores aos pesquisadores. “Através desse caso, observamos que é possível tratar o câncer de pele não melanoma em pacientes que têm trombocitopenia. Agora, cabe ao médico decidir em quais casos ele pode aplicar o tratamento”, diz Ana Paula, acrescentando que os pesquisadores do IFSC/USP têm feito melhorias no equipamento de LED, de modo a testar a eficácia do tratamento em outras lesões e em carcinomas de diferentes tamanhos.

Pesquisadoras Ana Paula Silva e Kate Blanco

Pesquisadoras Ana Paula Silva e Kate Blanco

Um artigo sobre o caso descrito nesta reportagem foi publicado em abril último na revista científicaDermatology. Para acessá-lo na íntegra, clique AQUI.

*Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

A pesquisa descrita nesta matéria de divulgação pode se encontrar em fase inicial de desenvolvimento. A eventualidade de sua aplicação para uso humano, animal, agrícola ou correlatas deverá ser previamente avaliada e receber aprovação oficial dos órgãos federais e estaduais competentes. A responsabilidade pelas informações contidas na reportagem é de inteira responsabilidade do pesquisador responsável pelo estudo, que foram devidamente conferidas pelo mesmo, após editadas por jornalista responsável devidamente identificado, não implicando, por isso, em responsabilidade da instituição.

Fonte: IFSC / USP


Warning: count(): Parameter must be an array or an object that implements Countable in /home/Grupos/emoh_sibratec/public_html/wp-content/themes/emoh/functions.php on line 430
Veja também